Mudança de planos

Ano passado a minha turma na faculdade começou a discutir sobre a nossa formatura. Conversas foram realizadas, interessados em compôr a comissão surgiram e iniciou-se a procura por uma empresa que pudesse dar todo o suporte necessário. A equipe foi escolhida e a sala, comunicada. Contratos foram realizados e aqueles que querem festejar o término do curso com tudo o que tem direito embarcaram na contagem regressiva para o dia tão esperado.

Eu estava nesse grupo. Como não participei da formatura no Ensino Fundamental e a do Ensino Médio não foi como eu planejava, queria fazer diferente no Ensino Superior. Inicialmente queria que meus pais estivessem presentes no baile. Queria dançar a valsa com o meu pai. Queria convidar meus amigos – tanto aqueles que estão perto, como aqueles que moram longe – para participar da festa. Queria aproveitar as confraternizações que antecedem a chegada da formatura – sabe, aquelas de 500 dias, 300 dias e assim por diante.

Mas 2015 está me surpreendendo em muitos pontos e um deles envolveu todas essas festas. As coisas não são mais as mesmas, compreendem? Foi inevitável: minha forma de pensar acabou tomando novos moldes.

O pacote que escolhi consistia em pagar uma determinada quantia por mês e vender duas rifas, tudo ao longo de dois anos. Meus pais assumiram as mensalidades e eu, os números das rifas.

Percebi que o valor das parcelas pesou no orçamento deles mas, apesar de tudo, nenhum dos dois reclamava. Eles estavam dando um jeito, sabe? Os dois queriam que eu comemorasse e me divertisse com a conquista do diploma. Só que observar essas coisas me colocou em um estado de reflexão.

Formatura não sai barato. Somei tudo o que pagaríamos nos 24 meses e meu coração congelou. Tudo aquilo em festas que antecederiam o término do curso: missa, colação de grau e, finalmente, o baile. Isso sem contar os gastos com roupa, salão e esses frufrus todos. Será mesmo que eu estava disposta a investir um valor tão alto nesses eventos? Não, não estava. Não mais.

Mudei todos os meus planos enquanto ainda podia. Desisti desse tipo de formatura e assumi todas as consequências colocadas no contrato imposto pela empresa que está organizando tudo.

Mas isso não significa que eu não vou comemorar a conquista do meu diploma, quando esse dia chegar!! Eu não disse que queria que a conclusão do Ensino Superior fosse diferente? Se tudo der certo, será mesmo. Planos e sonhos estão sendo colocados no papel e eu pretendo compartilhar toda essa organização aqui, no PD,N!, por isso escrevi esse post. Ele é a introdução de muitos outros que estão por vir.

8 comentários sobre “Mudança de planos

  1. realmente esse negócio de formatura é pesado, nic! e se formos pensar bem, se trata apenas de comemorações que se tornaram tradições, ou seja, é como se fossem obrigatórias, quando na vdd nao sao. mas se sua decisão de nao fazer te deixa feliz, é isso que importa! faz umas fotos com canudo na mão e tá tudo certo! hahaha
    beijos http://www.portefeminino.com.br

    Curtir

  2. Oii Nick, tudo bom?
    Eu tomei a mesma decisão que você. Me formo agora no meio do ano, mas não terei festa. Pra falar a verdade o meu curso nunca tem festa porque são poucos os que se formam e ninguém sabe quem vai conseguir se formar, então não tem como preparar uma festa deste porte com tantas incertezas. Mas este ano uma menina do curso de Engenharia Química quis juntar os formandos de eng. química com os de eng. elétrica para fazer uma festa só. No começo eu fiquei super empolgada e todo mundo amou aqui em casa. Mas eu fiz a mesma reflexão que você e caí fora antes mesmo de assinar o contrato. Seriam pelo menos uns 5 mil reais gastos e, apesar de ser um momento único na minha vida, eu não via tanta “graça” todo este dinheiro com isso. Eu podia pegar o dinheiro e fazer até uma viagem internacional. Ainda vou pensar no que fazer para comemorar. Compartilha conosco tuas ideias de comemoração pra eu me inspirar! rsrs.
    Beijosss

    Curtir

    1. Oi, Myyyyy! Tudo supimpa, e você? :33

      Exato. Foi pensando nessas coisas que eu resolvi desistir (e tô realmente arrependida por ter assinado o contrato, pra começo de conversa).
      Compartilhar esses planos é total uma das minhas intenções ❤

      Curtir

  3. Nicolle, eu sei BEM o que você está passando. Me formo esse ano e minha festa ficou um absurdo de cara. Conversei com meus pais e optamos por não aderir a formatura – mas não é por isso que vou deixar de comemorar! Irei como convidada de uma amiga minha, da minha sala, junto com meus pais. Assim participo da festa, mesmo que não como ~formanda (status, status) e celebro essa etapa da vida com meus amigos! Espero que sua solução traga a felicidade que a minha trouxe também 🙂

    Conheci seu blog lá no Blogueiros Geeks, adorei! Um beijão
    Sabor Absinto l http://www.saborabsinto.com.br

    Curtir

    1. Ai, Vanessa, que linda *-*
      A saída que você encontrou pra comemorar essa etapa da vida foi 10/10. Fiz algo bem parecido no Ensino Médio – meus pais participaram da colação de grau, mas no baile eu dividi uma mesa com mais quatro colegas de sala (e não uma mesa pra cada uma, como todos os formandos fizeram) pois assim ficaria mais econômico. A parte chata foi que ninguém da família das cinco pôde comparecer e nós dançamos a valsa cada qual com um amigo (a segunda valsa, no caso, já que a primeira eles dançaram com as mães/avós).
      Fiquei feliz por ver que seus pais vão contigo no baile do Ensino Superior, como convidados ❤

      Curtir

  4. Nicolle, adorei o post e a iniciativa. Eu não fiz formatura nem do fundamental, nem médio então é certo que eu vou participar da formatura na faculdade. Eu me formaria ano que vem em Psicologia, mas tive que trancar o curso então, vou prestar vestibular de novo e já juntar uma boa grana pra formatura.

    Curtir

E aí, o que você comenta?

